Como anda a divulgação de Filmes da Terrinha

O que O Menino da Porteira tem a ver com Star Trek?






Você por acaso sabe quantos filmes brasileiros são lançados por ano? Tente adivinhar. 15, 20? Bem, aí você deve estar contando apenas com os que você vê alguma propaganda na televisão ou na sua sala de cinema, e é bem possível que você talvez ache que esteja exagerando nessa quantidade. Pois bem, segundo o portal Filme B, só em 2009 veremos 62 lançamentos nacionais, sendo que da data que estou escrevendo esse post, 34 já foram lançados. Mas desses é bem provável que você tenha assistido apenas os pesos-pesados Se eu Fosse Você 2, Divã e A Mulher Invísivel, e além destes ter ouvido falar de apenas uns outros cinco. Mas por quê essa discrepância toda?

Simples. Falta de divulgação. Tirando aqueles filmes ancorados por grandes estúdios ou pela Globo Filmes, é difícil você ver algum trailer ou pôster sem que ele não esteja escondido em confins da internet, quase impossível de ser achado, isso quando o filme chega a ter algum site ou qualquer material de divulgação. Boa parte desses longas são meramente lançados em alguns festivais para serem avaliados por críticos e depois são simplesmente deixados de lado, sem que ninguém da população nunca saiba de sua existência.



"Relaxe, filha, que Os Normais 2 tá vindo aí agora


Um grave problema é claro, é a falta de incentivo financeiro, que faz com que muitos desses filmes não contem com orçamentos grandes o suficiente para fazer um apropriado marketing. Porém, boa parte desses 62 filmes que serão lançados contam com estrelas em seu elenco, fortes o suficiente para conseguirem atenção do público, mas mesmo assim não são aproveitados para a divulgação, o que faz com que muitos desses filmes sejam lançados basicamente para serem apreciados por críticos de Festivais e para satisfazer o ego de seus produtores, ulitizando-se boa parte de recursos do contibuiente sem nem receber algum tipo de lançamento comercial de verdade.

Você até entende isso em um grande centro comercial como Hollywood, onde cerca de 650 filmes são lançados por ano, o que torna a competitividade muito mais acirrada com o contínuo enfrentamento com blockbusters. Mas aqui no Brasil, já está garantido que o povo realmente assiste os filmes que aqui são produzidos. Um lançamento de porte médio como O Menino da Porteira, por exemplo, foi capaz de arrecadar quase 4 milhões de reais, praticamente a mesma quantia que grandes lançamentos como Star Trek e Watchmen fizeram aqui no Brasil.

Há claro também a mentalidade diferente do brasileiro na hora de fazer um filme. Enquanto, no mercado americano vemos algo voltado quase exclusivamente ao entretenimento, no Brasil o cinema é voltado a retratar as mazelas locais, por isso a grande quantidade de documentários lançados. Mas nos EUA há também uma grande quantidade de documentários sendo lançados, sendo que boa parte destes conseguem pelo menos uma bilheteria razoável, ao mesmo tempo que entretem, como por exemplo, Fahrenheit 11 de setembro, de Michael Moore, que arrecadou mais de 100 milhões só nos EUA.


Um dia no cinema perto de sua casa? Duvide disso...


Tudo bem retratar os problemas de nosso país, e utilizar o dinheiro dos contribuintes para uma produção cultural, mas pelo menos faça com que algum desses contribuintes assista ao filme. Além disso, há vários outros problemas em relação ao cinema nacional, como as poucas salas existentes no país e o foco praticamente centrado nas grandes capitais no lançamentos dos menores filmes, deixando basicamente apenas blockbusters para serem exibidos no interior do país, mas isso já é outros quinhentos.

Bem, minha ideia inicial era criar essa postagem para usar de divulgação de filmes brasileiros que serão lançados, mas a postagem se tornou extensa além da conta, então, fica para outro momento. Mas será dado espaço para a dviulgação de filmes nacionais no Decouper, e que filmes de pequeno orçamento saibam que se há um espaço do qual eles podem utilizar é a internet, afinal há diversos sites de cinema que sempre dedicam espaço à produção nacional como o Omelete, Delfos, Judão.

Continue lendo "Como anda a divulgação de Filmes da Terrinha"

Vídeo: O dia a dia de um Diretor de Cinema

Um dia na vida de Shawn Levy





Bons tempos aqueles da infância onde perdia-se uma tarde brincando com aqueles velhos bonecos de ação, baseados nos desenhos que passavam na tv todos os dias. Criávamos mundos fantásticos, repleto de cenas imaginativas e que nos deixavam extasiados, mesmo sem nunca sair dos relmos da imaginação. Um diretor de cinema é justamente o sujeito que consegue transportar essa imaginação toda para o mundo real. Graças a eles, e claro, aos orçamentos polpudos de Hollwood, pudemos ver encenadas deade a grande obra élfica de Tolkien até robôs do tamanho de arranha céus destruindo um ao outro.

Um trabalho muito desejável, certo? Bem, essa seria a hora em que você esperaria um não! bem grande estampado aqui, para eu dizer que não é isso tudo e coisa tal, mas seria uma mentira. Eu e amigos de faculdade já criamos alguns vídeos para o curso que fazemos, e tenho que admitir, que ver seu trabalho saindo da sua cabeça, transformado em realidade e finalmente ser exibido é algo muito gratificante. Especialmente, quando vêm críticas positivas no processo. Porém, com certeza é um trabalho desgastante, já que no nosso caso, estamos tratando de um orçamento que mal deu para um cafézinho de shopping.

Mas ser diretor de um grande blockbuster norte americano também não é moleza, afinal, está se tratando de um processo de logística de uma superprodução, tendo um cotidiano repleto de pressões vindo de executivos, público e críticos, e quanto maior a responsabilidade, maior o trabalho. Então, para termos uma ideia de como deve ser o dia a dia de um cineasta, basta conferir o vídeo a seguir, apresentando um dia comum para o "grande" diretor Shawn Levy.

Como assim?

Você não sabe quem é?




ele fez esse filme...

Sim, estamos falando do diretor de pérolas cinematográficas como Doze é Demais, A Pantera Cor-de-Rosa (os dois com Steve Martin) e a grande saga Uma Noite no Museu. Obviamente, não estamos falando de alguém com um currículo lá muito invejável nas mãos, mas que já fez filmes de grandes orçamentos e com bilheterias decentes. O vídeo abaixo foi feito durante os sets de Uma Noite no Museu 2. Você sempre quis saber como deve ser dirigir Ben Stiller recebendo tapas de não um, mas dois macacos? Bem essa é a sua grande chance!! Aperte o play aí embaixo:



[MakingOf]

Continue lendo "Vídeo: O dia a dia de um Diretor de Cinema"

Trailer de Dead Space

Jogo quer gerar uma nova forma de horror.





A Electronic Arts sempre foi famosa por seus jogos mais familiares, baseando-se principalmente em jogos de esporte ou de pura diversão descerebrada, mas parece que eles querem mudar sua visão sobre eles e para isso estão criando, supostamente, o jogo mais assustador já feito: Dead Space.

O game foi mostrado pela primeira vez ao mundo pela revista Game Informer e desde lá muita expectativa vem sendo criada em torno do jogo. Para a composição do game, duas equipes foram formadas para estudar novas formas de horror.

O primeiro time está assistindo a filmes de terror (que vida mansa!) para encontrar as características necessárias para um bom susto, como o clima de suspense e uma trilha sonora que realmente deixe a pessoa em estado de desespero. Já a segunda equipe é a responsável pelo desenvolvimento dos cenários e tudo está sendo feito de forma bem perfeccionista já que está fazendo um design de cada vez a fim de remover todos os bugs e partir para outra fase.

O jogo se passa a quinhentos anos no futuro, quando a humanidade descobriu uma nova maneira de minerar e extrair os recursos de um planeta. O processo consiste basicamente em uma nave gigantesca com uma equipe de especialistas, que estabelecem uma colonia mineradora em um planeta não habitado.

Uma dessas naves, chamada Ishimura, está no espaço profundo quando perde completamente o contato com a Terra. Para consertar o defeito de comunicação que interrompeu o contato da nave Ishimura com a Terra uma equipe de manutenção é enviada.

A equipe formada pela técnica em informática, Kendra, um engenheiro de sistemas chamado Isaac Clarke e um pequeno time de seguranças. Enquanto Kendra é responsável por atualizar o software da nave, Issac é o responsável pelo reparo no sistema de comunicação. Entretanto, ao se aproximar da nave eles percebem algo está muito errado.

A equipe embarca na Ishimura e antes de começar os reparos descobrem que toda a tripulação da nave está morta e a única saída foi destruída Para piorar as coisa, Clake separa-se do grupo e fica isolado.

Agora o "zelador espacial", Issac Clake (muito parecido com os Big Daddys de Bioshock), deve encontrar um caminho de volta para seus amigos, além de pensar em uma maneira de retirar todos de lá, mas o pior de tudo é que ele não possui nenhuma arma, a nave Ishimura não é militar, e possuia apenas equipamento de mineração, enquanto a equipe de manutenção da qual ele faz parte também não possui nenhum treinamento militar.

Uma das principais características do game é que para derrotar os inimigos você terá que desmenbrá-los (!!) e para isso você terá muitas ferramentas perfurantes ou de corte que vão fazer desse game realmente um banho de sangue!



O jogo ainda não tem data de lançamento definida, mas deve ser lançado somente no final de 2008.

Continue lendo "Trailer de Dead Space"

Vídeo do Dia: Chainsaw Maid

A Empregada Justiceira





Animações em massa de modelar sempre têm aquela atmosfera de que são feitas para crianças não é? Fuga das Galinhas, Wallace e Gromit, Por Água Abaixo. Todos são assim. Tudo bem, A Noiva Cadáver poder ser uma exceção. Mas nem ela chega ao pés da carnificina desse vídeo. Pense em uma animação de massinha de modelar feita pelo mestre dos zumbis George A. Romero. Pois bem, você terá Chainsaw Maid!!



Continue lendo "Vídeo do Dia: Chainsaw Maid"

Seguidores

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs
Uêba - Os Melhores Links Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog
Central Blogs