Game Preview: Heavy Rain

Interatividade. Leve essa ideia adiante.






Eu não tenho um Playstation 3. Muito, mas muito provavelmente não terei um em breve. E enquanto a hora na minha cidade ainda for 3 reais também não me vejo jogando muito no console da Sony. Mas, ei, não deixe minhas lamentações te impedirem de apreciar a crescente biblioteca de jogos da console, que está perto de receber mais uma bela adesão exclusiva: Heavy Rain: The Origami Killer.

Os detalhes sobre o jogo em si são escassos. O diretor e escritor David Cage está tentando manter os segredos sobre a trama para pegar de surpresa os jogadores, já que segundo ele, a história é justamente o grande diferencial do game. Mas se você está pensando que no meio do jogo você vai pegar uma espada poderosa, se encher de poderes e pilotar uma nave espacial, esqueça. Segundo o diretor trata-se de "um suspense repleto de temas maduros e semelhante à um filme noir". Wow. Quer mais do que isso? Bem, na verdade tem bem mais que isso.



A capa/pôster do filme/game


Apesar da escassez sobre a trama em geral, já se sabe alguns detalhes sobre o game que o próprio Cage revelou: "Nosso objetivo em Heavy Rain é colocar você dentro de um filme. Você joga com quatro personagens diferentes que têm sexo, profissões e pontos de vista distintos. O que estamos tentando fazer é colocar você em situações emocionais nas quais você terá que tomar decisões rápidas baseadas em sua moral, ética e sua identificação com o personagem que está vivendo. Para que este jogo funcione você terá que estar emocionamente envolvido para tomar as atitudes corretas em relação ao que você está sentindo".

O jogo conta com algumas da ferramentas de jogabilidade de Indigo Prophecy, último título lançado pela Quantic Dreams, responsável pelo desenvolvimento dos dois games, tendo a presença dos agora famosos Quick Time Events e diversas opções de escolha. A diferença está no uso dos analógicos, botões e six-axis do PS3 para interagir. E quando se está falando de interagir é porque é interagir mesmo. As possibilidades são tão grandes que mesmo errando umas três seqüências seguidas, o jogo continua com cenas diferentes, ou, se um dos personagem morrerem, por exemplo, sua linha narrativa será removida. Game Over para quê afinal?


Relaxe, é só um jogo.


O jogo surgiu na E3 2006 como uma mera demonstração técnica do que o PS3 seria capaz de fazer, sob o nome de The Casting, mostrava uma complexa atriz virtual fazendo caras e bocas em frente à uma câmera como se fosse um teste para um filme. A filmagem impressionou bastante na época pelo realismo das expressões. A personagem virtual é baseada na atriz Aurélie Bancilhon que além de a conferir a aparência também realizou a captura de movimentos para a tomada.


O vídeo que deu origem a tudo...


Mas de 2006 pra cá muita coisa rolou, sendo que a história foi totalmente modificada em relação ao demo, contando hoje "apenas" com as capacidades técnicas, agora ainda mais encorpadas depois de 3 anos de trabalho. O jogo conta com alguns dos mais belos gráficos já vistos em um videogame, com expressões faciais quase que reais e cenários interativos. Veja só o trailer de Heavy Rain aí embaixo:


O game que mudará tudo...?


A Quantic Dreams, responsável pelo desenvolvimento do game, anunciou que o game agora só sai em 2010 e não mais final de 2009 como previsto. Essa é uma tentativa de não enfrentar a forte concorrência dos Call of Duty e Guitar Heros da vida nesse Natal. Bem pensado. Além do mais, em 2010 a hora do PS3 já seja pelo menos uns 2 reais. Se que uma hora não é o suficiente, mas pelo menos daria para apreciar o grande jogo que parece ser Heavy Rain.

2 comentários:

Anônimo disse...

É um prazer seguir seu blog.
Desejo sucesso, abração!!!

Anônimo disse...

Concordo com você.
eu também, muito provavelmente, não terei um PS3 em breve.
;P

Postar um comentário

Seguidores

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs
Uêba - Os Melhores Links Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! Colmeia: O melhor dos blogs LinkLog
Central Blogs